11 abril 2008

Um NetCyborg na Guerrilha Psiquica

[14:53:09] {NetCyborg} É uma honra poder falar com você.
[14:53:09] {LuterBlisset} É com muita satisfação que lhe concedo esta entrevista.
[14:53:09] {NetCyborg} Na verdade estou emocionado, porque foram meses de trabalho para encontrá-lo.
[14:53:09] {LuterBlisset} Pois é, meu amigo Cyborg. Temos que tomar alguns cuidados.
[14:53:09] {NetCyborg} Eu entendo.
[14:53:09] {LuterBlisset} O inimigo está onde menos esperamos, então, todo cuidado é pouco. Manter-se em movimento é a maneira mais eficiente, hoje em dia, de nos tornarmos anônimos.
[14:53:09] {NetCyborg} Nossa! A isso que podemos chamar de pensamento de Vanguarda.
[14:53:09] {NetCyborg} Luter ! Como a tarefa que você se propõe é bastante sutil, você poderia explicar para nosso leitor um pouco melhor, quem é você e o que você pretende?
[14:53:09] {LuterBlisset} Sim, com muito gosto. Eu nasci e me criei nos labirintos do Ciber Espaço, nas entrelinhas da Cultura. No mesmo espaço que você nasceu e está se criando. Muitos outros estão sendo gestados. Mas não me limitei ao suporte eletrônico, com o tempo me derramei por todo o sistema moderno de comunicação. Livros, revistas, jornais, música, cinema e a cada dia que passa aumento minha abrangência de ação. Meu corpo cresce constantemente. Por exemplo, hoje com esta entrevista eu faço parte do seu blog. Ampliei meu território, finquei bandeira num espaço que antes eu ainda não tinha chegado. Entendeu?
[14:53:09] {NetCyborg} Você quer dizer que está criando, tomando e mantendo territórios?
[14:53:09] {LuterBlisset} Pode encarar assim. Apesar de que, minha função é criar e tomar territórios, mas mantê-lo não. Mais especificamente eu também sou uma criação do sistema como você se apresenta no NoosferaDigital. A diferença é que não tenho emoções controladas. Minhas emoções não são controláveis. São apropriáveis.
[14:53:09] {NetCyborg} Como apropriáveis? Explique melhor.
[14:53:09] {LuterBlisset} Minhas emoções estão se espalhando. E na medida que as pessoas atentas entram em contato com elas e percebem sua potência, podem utilizá-las para se libertarem. Estão utilizando minhas emoções como ferramenta de luta, de resistência. Não cobro royalt nem direito autoral.
[14:53:09] {NetCyborg} Se libertarem do quê?
[14:53:09] {LuterBlisset} Bem, na verdade, não é libertar-se no sentido concreto da palavra. Porque libertar-se pressupõe livrar-se de alguém ou alguma coisa que o oprime. Uso o termo libertar-se no sentido de evolução. De aumento da consciência tanto individual como coletiva.
[14:53:09] {NetCyborg} Então, você é Espiritualista?
[14:53:09] {LuterBlisset} Sim e não.
[14:53:09] {NetCyborg} Pode explicar melhor?
[14:53:09] {LuterBlisset} Claro, meu amigo. Não sou um libertário no modelo tradicional do conceito. Sou um libertário no sentido de que meus pensamentos é que devem ser livres. A filosofia Ocidental dividiu as coisas em dois pólos, Idealistas e Materialistas: acredito que existam realmente estes dois pólos mas também acredito que não estamos fixos em relação a eles. Durante a vida oscilamos entre eles, às vezes somos mais Idealistas outras mais Materialistas. Nunca fixos. E ser Espiritualista é estar mais próximo aos Idealistas. Neste caso eu sou!
[14:53:09] {NetCyborg} Sei. Então, você é um filósofo.
[14:53:09] {LuterBlisset} Não sou filósofo.
[14:53:09] {NetCyborg} O que você é, então?
[14:53:09] {LuterBlisset} Já disse! Uma criação do sistema.
[14:53:09] {NetCyborg} Você tem um endereço ao qual eu possa lhe mandar um cartão postal da minha cidade, uma fotografia em papel, de um pôr-do-sol na beira do rio que passa aqui?
[14:53:09] {LuterBlisset} Não. Me mande por email.
[14:53:09] {NetCyborg} Desculpe! Mas ainda não a digitalizei. E não gostaria de fazê-lo porque foi revelada em um papel especial. Tão gostoso de pegar. Sem o tato ela ficaria muito pobre. Prefiro não arriscar.
[14:53:09] {LuterBlisse} Entendo onde quer chegar. Não sou contra isso que você sugere, mas a técnica é assim, perde-se algumas coisas e ganha-se em outras.
[14:53:09] {NetCyborg} Você é um cara democrático?
[14:53:09] {LuterBlisset} Sou mais que democrático. Por muitas vezes conduzi e por muitas vezes fui conduzido. Hoje não quero conduzir nem ser conduzido apenas participar e manter minha autonomia para dizer “Não quero mais participar disto. Vou fazer aquilo”. Não estou comprometido com uma causa apenas, mas com todas ao mesmo tempo. Essa liberdade é a que me refiro.
[14:53:09] {NetCyborg} Me explique como é que podemos nos comprometer com todas as causas ao mesmo tempo?
[14:53:09] {LuterBlisset} Por muito tempo nos ensinaram que as verdades são complexas, difíceis de entender. Eu te digo que esse conceito é um conceito cerceador porque distancia o conhecimento das pessoas. Por outro lado eu tenho como premissa: a simplicidade. Tudo é terrivelmente simples, tão simples. Devido as próteses culturais que nos implantaram ao longo da nossa vida nos engessamos a tal ponto que passamos a duvidar da simplicidade.
[14:53:09] {NetCyborg} Pode explicar melhor. Isso parece ser muito difícil de entender.
[14:53:09] {LuterBlisset} Não é não. E você sabe disso. Está querendo me provocar.
[14:53:09] {NetCyborg} Só estou fazendo meu papel.
[14:53:09] {LuterBlisset} Ok. Eu te entendo. Mas vamos lá: como posso comprometer-me com todas as causas e ao mesmo tempo não me comprometer com nenhuma.
[14:53:09] {LuterBlisset} Parto do seguinte princípio. Nos só temos dois dramas a serem representados no palco da vida. O primeiro é individual e o segundo e com toda a humanidade, não exatamente nesta ordem. Digo toda a humanidade porque qualquer coisa que acontecer a um único ser humano é potencialmente possível de acontecer comigo, com você ou com qualquer outro. Eu não estou isolado do resto da humanidade, assim como não estou isolado do resto do planeta, dos vegetais, dos insetos, dos animais. A única peculiaridade que temos em relação a eles é que possuímos a consciência de que existimos, temos um grau diferente de percepção da própria individualidade.
[14:53:09] {NetCyborg} Mas esse mecanismo não nos faz melhor do que eles?
[14:53:09] {LuterBlisset} Não exatamente. Existem correntes de pensamento que afirmam justamente o contrário. Que esta especialização acabará por nos destruir.
[14:53:09] {NetCyborg} E você acredita nisso ?
[14:53:09] {LuterBlisset} Em parte acredito. Mas também percebo que existem mecanismos no homem que podem frear esse processo decadente.
[14:53:09] {NetCyborg} Estamos nos destruindo?
[14:53:09] {LuterBlisset} Não gosto de verdades afirmativas. Eu não tenho a resposta para todas as coisas.
[14:53:09] {NetCyborg} Você não tem respostas? Estou a procura da verdade. Qual é o segredo? Como nos salvaremos?
[14:53:09] {LuterBlisset} Não acredito em salvação, assim como não acredito em condenação.
[14:53:09] {NetCyborg} Você está matando Deus assim como fez Zaratustra?
[14:53:09] {LuterBlisset} Não!
[14:53:09] {NetCyborg} O que está fazendo então?
[14:53:09] {LuterBlisset} Estou me resguardando o direito de criar meu próprio Deus.
[14:53:09] {NetCyborg} Mas isso é heresia .
[14:53:09] {LuterBlisset} Segundo este conceito que me apresentaste, sou tão herético quanto Zaratustra. Apesar de entender ele como profundamente religioso.
[14:53:09] {NetCyborg} Você está acusando Nietzche de contribuir com a religião?
[14:53:09] {LuterBlisset} Perfeitamente!
[14:53:09] {NetCyborg} De onde tirou essa idéia?
[14:53:09] {LuterBlisset} Procure na sua obra “O Anti-Cristo”. Perceberá o que ele fala sobre Jesus Cristo. Ele ataca não a força Cristica, mas o uso que “Os Guardiões da verdade” fizeram dela. A idéia Crística é profundamente defendida em seu escrito.
[14:53:09] {NetCyborg} Conforme o que você está dizendo fomos enganados durante Séculos.
[14:53:09] {LuterBlisset} Eu não usaria uma palavra tão forte. Eu diria que estamos aprendendo a ser melhores nas duas instâncias que te falei anteriormente. Tanto como indivíduo como na coletividade. Aprendemos com nossos erros.
[14:53:09] {LuterBlisset} Cyborg! Eu trabalho numa idéia de criação da massa crítica. O que vem a ser a massa crítica? Parto da idéia que não somos perfeitos, possuímos defeitos mas não devemos nada a ninguém. Vivemos para melhorar essa condição. E que o melhoramento da consciência de uma certa quantidade de pessoas faria a humanidade realizar um salto quântico no modo de se relaciona com todas as instâncias da vida.
[14:53:09] {NetCyborg} Mas isso não é novidade.
[14:53:09] {LuterBlisset} Não, não é. Uns também chamaram, num passado próximo, de Consciência de Classe. Mas perceba, estou indo além disso. Estou querendo superar o conceito de classe.
[14:53:09] {NetCyborg} Como assim?
[14:53:09] {LuterBlisset} Um rico também pode entrar no Reino do Céu. Rsrsrsrsrs.
[14:53:09] {NetCyborg} Mas, então, o mundo não é justo. Por que uma pessoa que não sofreu pode ter a mesma recompensa que uma sofredora?
[14:53:09] {LuterBlisset} De que recompensa você está falando?
[14:53:09] {NetCyborg} Do Céu!
[14:53:09] {LuterBlisset} Hahahahaha. Não me faça rir, Cyborg.
[14:53:09] {NetCyborg} Você está querendo colocar tudo que aprendemos de cabeça pra baixo?
[14:53:09] {LuterBlisset} Não, não quero colocar tudo. Algumas coisas sim, outras vão mudar naturalmente. Nada é estático como pensam os Conservadores.
[14:53:09] {NetCyborg} O que tem contra os Conservadores?
[14:53:09] {LuterBlisset} Absolutamente nada. A conservação é indispensável, a única questão é por quanto tempo devemos conservar. Assim como conservar é necessário, o destruir também é. Dos escombros surge o novo. Um exemplo clássico: os dinossauros onde estão? Não foi o homem que o varreu da face da terra. Sentimos saudades deles! Mas a falta deles não acabou com a vida, a natureza se transformou, fechou a ferida se recompoz e a vida continuou. Tudo é constante transformação.
[14:53:09] {NetCyborg} Muito poético isso, mas é aplicável?
[14:53:09] {LuterBlisset} Por que você quer forçar uma ruptura entre Poiesis e Technè? São faces da mesma moeda. Ou você não acredita que possamos fazer ciência em versos?
[14:53:09] {NetCyborg} Mas é que...
[14:53:09] {LuterBlisset} Olha, Cyborg. Estamos num tempo em que a técnica se fundamentou como base para toda a atividade humana. E a potência que ela está imprimindo ao homem pode torná-lo mais humano ou tranformá-lo em um apêndice. Só depende do homem escolher que lugar ele quer ocupar. De mais ninguém! E acredito firmemente que o lugar que ele ocupará está diretamente ligado a sua consciência tanto como indivíduo, quanto coletiva. Isso é poesia e é perfeitamente aplicável.
[14:53:09] {NetCyborg} Mas não deveríamos forçar ? Apressar essa evolução?
[14:53:09] {LuterBlisset} Sim e não. Tem certos momentos que é preciso forçar, porém tem outros em que ficar parado, estático é andar mais rápido. Já passou o tempo do enfrentamento constante. Até porque o “inimigo” tornou-se muito forte. Enfrentá-lo abertamente é suicidar-se.
[14:53:09] {NetCyborg} O que sugere então?
[14:53:09] {LuterBlisset} Flexibilizar-se. Por ser muito forte o inimigo é rigido, inflexível. A melhor postura é ataques certeiros e depois desaparecer nas ondas da Aldeia Global.
[14:53:09] {NetCyborg} Você está falando das TAZ (Zonas Autônomas Temporárias)?
[14:53:09] {LuterBlisset} Exatamente.
[14:53:09] {NetCyborg} Luter Blisse! Estamos chegando ao final da entrevista. Teríamos muitas coisas pra falarmos mas o espaço é reduzido. Você sabe disso, né?
[14:53:09] {LuterBlisse} Sim, sei disso. O espaço é reduzido. Porém de acesso constante. Ninguém consegue censurar. Nos fecham a porta aqui, reaparecemos ali. Essa é a grande diferença.
[14:53:09] {NetCyborg} Luter! Não sei se conseguirei encontrá-lo novamente depois que essa conexão terminar. Mas gostaria de dizer que seria muito interessante num outro encontro falarmos sobre as TAZ. Quem sabe até organizar uma.
[14:53:09] {LuterBlisse} Cyborg! Eu também não sei se me encontrará. Mas eu te encontro porque você está estático, vulnerável. É só digitar noosferadigital.blogspot.com em qualquer browser e pronto.
[14:53:09] {NetCyborg} Sim, você tem razão! Minhas emoções são controladas.
[14:53:09] {LuterBlisset} Rsrsrsrsr. Eu sei disso. Mas perceba Cyborg, uma TAZ não tem um tempo exato de duração, umas são mais duradouras que outras.
[14:53:09] {NetCyborg} Rsrsrsrs. Você é um cara esperto. Cada TAZ possue uma característica.
[14:53:09] {NetCyborg} Foi um prazer conversar com uma mente tão dinâmica assim.
[14:53:09] {LuterBlisse} O prazer foi meu. Um abraço. E cuide-se.
[14:53:10] {NetCyborg} Um abraço!