12 setembro 2006

Uma breve introdução...

Um dos livros que estou lendo neste momento desvendam as profundezas do modo ter e do modo ser.

Até o momento, em meus exercícios mentais me ative a questões que apenas tangenciavam a psicologia, sempre me entendi próximo da Sociologia e com um pé na Filosofia (que salada de frutas. Mas isso para um Analista Publicitário não é nenhum problema). A partir de Eric Fromm nasce a "psicologia social" para mim.

Julgo ele ser uma das maiores referências no assunto, vindos da escola de Frankfurt. Além de escreve magistralmente bem sobre o assunto parece escrever engajado.

No Livro que tenho em mãos agora (Ter ou Ser) ele disseca estas duas grandezas pertencentes a psique humana, o ter das posses e do estático, e o ser do desapego e dos processos.

O que mais me interessou nele, até o momento, foi a explanação sobre o mecanismo do consumo olhado por pontos de vista antagônicos. Além de apresentar um grande "místico" alemão: Mestre Eckhart

Penso que com esta base é impossível não se embrenhar nas nuances do ser humano enquanto consumidor. Até agora meu foco apontava para o ambiente e a presença das mercadorias nesses espaços. Agora coloco em cena mais algumas variáveis para tornar o desafio ainda mais prazeroso.

Que desafio? Olhar a mercadoria como tempo de trabalho condensado que adquire uma dupla natureza ao se condensar. Uma expressa na utilidade e outra no fetichista que aproxima a mercadoria da linguagem. Em sendo linguagem a mercadoria, a pergunta que tento responder é se diferentes locais distorcem esta grandeza sutil porém concreta.

Acha pouco? Calma, nem comecei.....