08 dezembro 2005

Ampliando a percepção!

A noosfera é um conceito criado pelo Jesuita paleantologista TEILHARD DE CHARDIN. Ele afirma que o homem é o único ser que criou uma camada além da crosta terrestre. Essa camada é a que ele passou chamar de noosfera.

O que constroe esta camada é a capacidade de abstração humana. Ao dar-se conta que pode criar imagens mentais, o homem passou a tecer esta camada cultural.

Outro pensador interessante é MARSHALL MCLUHAN. Com McLuhan passamos a olhar as características da eletricidade. Ele nos diz que, com a eletricidade ampliamos nossos horizontes para a escala planetária.

Nos diz ele que, com as ferramentas potencializamos nossos sentidos: uma faca aumenta a capacidade dos nossos dentes, um bastão estende a potência do braço, a eletricidade amplia o alcance dos nossos nervos.

Com a eletricidade criamos as ligações mundiais que as estradas não deram conta. Com a eletricidade construimos a Aldeia Global.

Aldeia Global não me parece muito diferente da Noosfera em sua proposição. Pelo contrário, suas diferenças se encontram mais em suas naturezas construtivas do que no conteúdo. Uma se valendo da energia elétrica, outra da psíquica.